O Curso

A formação integrada com os campos do saber científico e humanístico devem ser características do Licenciado em Matemática. Esse perfil lhe permite exercer a docência com competência, ética e comprometimento. É o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Matemática. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar.

O conhecimento e o domínio das tecnologias relacionadas ao Ensino da Matemática são fundamentais para que o estudante desenvolva raciocínios rápidos e pensamento lógico-dedutivo, associando a prática pedagógica à transmissão desses conhecimentos.

O aluno do curso de Licenciatura em Matemática está em constante aprimoramento de sua prática de ensino, através dos projetos de reforço escolar para os alunos oriundos do ensino fundamental e Médio, semanas universitárias e estágios dentre outras atividades de formação geral e específica.

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática busca também preparar os alunos para a pesquisa em áreas afins, buscando, assim, encaminhamento básico para estudos de Pós Graduação (Latu Sensu e Stricto Sensu) e Pesquisa avançada. O desenvolvimento de jogos lúdicos e estratégias de aquisição de conhecimentos e fórmulas e coloca o futuro professor de maneira interativa com a área de trabalho escolhida para sua profissão. A participação e organização em olimpíadas, maratonas e diversos outros eventos relacionados ao Curso de Licenciatura em Matemática da FESP enriquecem a atividades curriculares.

Fundamental como base para o desenvolvimento de diversas habilidades humanas, a Matemática favorece ao aluno um mundo de curiosidades e descobertas em cada resultado encontrado para uma determinada operação. Com espírito de criatividade o estudante de Matemática abraça o mercado de trabalho no ramo da Educação e nas aplicações práticas em outros setores.

O Licenciado em Matemática trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não formal, como feiras de divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.