PERGUNTAS FREQUENTES

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1. Não sei meu usuário da Intranet, como recuperá-lo?

Para recuperar teu login, basta ir até a página principal da Intranet, e clicar em "Esqueceu Usuário?", preencher o campo CPF e clicar em enviar.

2. Não sei minha senha da Intranet, como recuperá-la?

Para recuperar tua senha, vá até a página principal da Intranet, clique em "Esqueceu Senha?", preencha o campo CPF e clique no botão "Recuperar senha". Após o botão ser clicado, uma pergunta de confirmação aparecerá, preencha-a corretamente e clique novamente em "Recuperar senha". Então, dois novos campos serão abertos, digite a nova senha desejada em ambos os campos e clique novamente em "Recuperar senha".

3. Como faço para para acessar o webmail?

Basta clicar aqui e redirecionaremos você.

4. Como alterar a senha do webmail?

A senha do webmail é a mesma senha da Intranet, para alterá-la entre na página da intranet e clique em "Recuperar Senha". Aparecerá a tela de "Recuperar Senha", digite seu CPF no local indicado e clique em "Recuperar Senha". Informe a informação de confirmação que será pedida e clique novamente em "Recuperar Senha". Informe uma senha, lembrando que deve conter no mínimo 8 dígitos, sendo eles letras e números. Informe a mesma senha no campo de confirmação de senha e clique em "Recuperar Senha".

5. Como faço para acessar a Intranet (HotSpot) nos prédios da UEMG Unidade Passos?

Conecte na rede wifi da UEMG e no navegador digite "10.1.1.1/login". Em seguida preencha os campos "Usuário" e "Senha" e clique em "Entrar". O usuário e senha utilizados para acessar o wifi são os mesmos utilizados para efetuar o login na Intranet.

6. Como acessar a Intranet?

No navegador digite "http://www.fespmg.edu.br/", e em seguida clique em "Intranet"(no canto superior direito). Preencha os campos "Usuário" e "Senha" e clique em "Entrar".

7. Como faço para alterar o usuário ou a senha da Intranet?

O usuário da intranet é gerado automaticamente pelo sistema e não pode ser alterado. Caso você não se lembre de seu usuário, você pode recuperá-lo através da opção "Descobrir meu Usuário", na página da Intranet. Aparecerá a tela de "Recuperar Login", digite seu CPF no local indicado e clique em "Enviar", seu login aparecerá em seguida.

Para alterar sua senha, entre na página da Intranet e clique em "Recuperar Senha". Aparecerá a tela de Recuperar Senha, digite seu CPF no local indicado e clique em "Recuperar Senha". Informe a informação de confirmação que será pedida e clique novamente em "Recuperar Senha". Informe uma senha, lembrando que deve conter no mínimo 8 dígitos, sendo eles números e letras. Informe a mesma senha no campo de confirmação de senha e clique em "Recuperar Senha".

8. Como faço para ver e atualizar minhas informações pessoais?

Acesse a Intranet. Ao abrir a Intranet, você verá a seguinte mensagem: "Para visualizar seu perfil completo clique aqui", então basta clicar na palavra sublinhada e você será redirecionado para uma página listando as suas informações. Elas estão divididas em Pessoal, Profissional, Endereços, Telefones e Contas de E-mail, distribuídas em abas. Para alterá-las basta alterar/preencher os campos e clique em "Salvar". Algumas informações não podem ser alteradas, estas informações estão precedidas pela imagem do cadeado. Caso ele esteja incorreto utilize a opção "Solicitar Alteração".

9. Como vejo os horários das minhas disciplinas?

Acesse a Intranet. No menu a direita, clique em Vida Acadêmica -> Consulta de Horários. Selecione o semestre e o ano. Os horários serão exibidos automaticamente.

1. Por que ainda não constam alunos na lista do meu Diário?

Quando a matrícula dos alunos é realizada no NAE, a situação dos mesmos passa para "Em Processamento", nesta fase os alunos ainda não constarão nos diários. A matrícula só é concluída depois de ser deferida pela secretaria. Aguarde até que as matrículas sejam deferidas. Caso já tenham começado as aulas e ainda não houver nenhum aluno no seu diário, entre em contato com a Secretaria.

2. Como faço para inserir ou excluir dias de aula no Diário

Para inserir dias de aula clique em "Diário Eletrônico" no menu na lateral direita da Intranet, depois clique na disciplina na qual você deseja lançar os dias de aula. Na tela que irá abrir, clique em "Conteúdo Programático" e clique em "Inserir dia da Aula". Informe o dia, o mês, a quantidade de horas/aula, o conteúdo da aula e clique em "Salvar".

Para excluir um dia de aula primeiramente você deve verificar se não há presenças lançadas para esse dia, caso haja presença você deverá excluí-las. Depois você deverá clicar em "Diário Eletrônico" no menu na lateral direita da Intranet, depois clique na disciplina na qual você deseja excluir o dia de aula. Na tela que irá abrir, clique em "Conteúdo Programático" e, no dia em que deseja excluir, clique em "Excluir".

3. Como faço para abrir ou fechar meses no Diário?

Clique em "Diário Eletrônico" no menu na lateral direita da Intranet, depois clique na disciplina na qual você deseja abrir ou fechar o mês. Ao clicar no botão "Gerenciar Meses" você irá acessar a página de "Gerenciar Meses", onde poderá fechar e abrir meses, e verificar quais meses estão abertos, fechados e entregues.

Outra forma de fechar o mês é clicar em "Diário Eletrônico" no menu na lateral direita da Intranet, depois clique na disciplina na qual você deseja fechar o mês. Clique no botão "Fechar Mês", caso apareça uma mensagem em um "quadro" amarelo, leia atenciosamente as informações. Essas informações são possíveis pendências relativas ao mês que se pretende fechar. Caso não possua nenhuma pendência clique no botão "Confirmar" para fechar o mês.

4. Não consigo lançar frequência em um determinado mês, como faço?

Verifique a situação do mês em que deseja lançar a frequência e do mês anterior. Para habilitar o lançamento das frequências o mês anterior tem de estar fechado e o mês atual tem de estar aberto. (Verificar item 3)

5. Como apagar um plano de ensino que importei errado?

Clique em "Plano de Ensino" no menu na lateral direita da Intranet, o plano de ensino aparecerá na tela, então clique em "Excluir". Lembrando que o plano de ensino só poderá ser excluído caso ainda esteja na situação Novo.

6. Como obtenho o Email dos alunos?

Entre na Intranet, no menu à direita clique na guia "Comunicação", depois clique em "Contatos". Na Guia Alunos aparecerá os contatos de todos os alunos das disciplinas que está lecionando no período.

7. Não aparece o dia/mês para lançar frequência, como faço?

Para habilitar o lançamento de frequências, primeiramente você deve inserir as aulas. (Verificar item 2)

1. Como faço para enviar um arquivo para o professor?

Acesse a intranet. No menu ao lado direito, clique em Sala Virtual -> Disco Virtual -> Novo Arquivo. No campo "Tipo Compartilhamento" selecione Professor, em seguida selecione o nome do professor, preencha os demais campos e clique em "Confirmar".

2. Como faço para entregar trabalhos em grupos pela Intranet

Primeiro crie o grupo, para isso clique na aba de menu (lado direito) Sala Virtual -> Grupos de Alunos -> Adicionar Grupo. Digite o nome do grupo. Em seguida selecione o curso, turma e os alunos membros do grupo e clique em "Confirmar".

Agora vamos vincular o grupo à atividade. Na aba Sala Virtual clique em Disco Virtual -> Novo Arquivo. Na opção vincular atividade selecione "Sim"; selecione a atividade em seguida selecione o Nome do Grupo criado anteriormente. Preencha os demais campos e clique em "Confirmar".

3. Por que minhas disciplinas não estão sendo exibidas na Intranet?

Acesse a Intranet. Na aba de menu "Vida Acadêmica" selecione Histórico Acadêmico -> Grade -> Período que será cursado e a matéria. Se no campo "Situação" estiver escrito "Em Processamento" a sua matricula ainda não foi deferida.

Caso tenha efetuado a matricula há mais de 15 dias entre em contato com a Secretaria, caso contrário aguarde, pois a sua documentação ainda está sendo avaliada.

4. Onde vejo minhas notas de provas e trabalhos na Intranet?

Acesse a Intranet. Na aba de menu "Vida Acadêmica" selecione Histórico Acadêmico -> Grade -> Período -> Nome da Disciplina.

Se a disciplina já foi cursada, no campo Situação estará escrito "Aprovado" ou "Reprovado". Neste caso apenas será exibido à nota final no campo "Nota".

Se no campo "Situação" estiver escrito "Matriculado", clique na lupa para visualizar mais informações. Você será redirecionado para outra página contendo detalhes sobre as notas das avaliações e sobre a frequência nas aulas. Para visualizar as notas de cada avaliação (provas, trabalhos, atividades, etc.), na seção Notas, clique na nota da AV.

5. Por que minhas disciplinas não estão sendo exibidas na Intranet?

Acesse a Intranet. Na aba de menu "Vida Acadêmica" selecione Histórico Acadêmico -> Grade -> Período que será cursado e a matéria. Se no campo "Situação" estiver escrito "Em Processamento" a sua matricula ainda não foi deferida.

Caso tenha efetuado a matricula a mais de 15 dias entre em contato com a Secretaria, caso contrario aguarde, pois a sua documentação ainda esta sendo avaliada.

6. Como obtenho o e-mail dos professores?

Existem duas formas. Acesse o site "http://www.fespmg.edu.br/" clique em Cursos, selecione o curso e clique na aba "Docentes", o e-mail estará abaixo do nome do professor. Ou clique aqui e selecione a aba Professores, o e-mail estará logo abaixo do nome do professor.