Página Inicial
Um Super Futuro

A UEMG

A Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - foi criada pelo Art. 81 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Mineira de 1989. O parágrafo primeiro do Art. 82, do mesmo Ato, proporcionou às fundações educacionais de ensino superior instituídas pelo Estado ou com sua colaboração, optar por serem absorvidas como unidades da UEMG.

A Lei 11.539, de 22 de julho de 1994, definiu a Universidade como uma autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, com sede e foro em Belo Horizonte, patrimônio e receita próprios, autonomia didático-científica, administrativa e disciplinar, incluída a gestão financeira e patrimonial.

A mesma Lei estabeleceu uma estrutura para a Universidade: foram definidos os órgãos colegiados e as unidades administrativas como as Pró-Reitorias e os campi regionais representados pelas fundações educacionais que fizeram opção por pertencer à Universidade e que seriam absorvidos segundo as regras estabelecidas na Lei.

Ainda pela mesma Lei foram incorporadas à UEMG a Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – Fuma - transformada nas Escolas de Música e Design; a Fundação Escola Guignard; o curso de Pedagogia do Instituto de Educação, transformado na Faculdade de Educação; e o Serviço de Orientação e Seleção Profissional – Sosp – transformado no Centro de Psicologia Aplicada – Cenpa. A incorporação dessas unidades deu origem ao Campus BH, e as nove fundações optantes a serem absorvidas pelo Estado passaram a constituir-se em Fundações Agregadas, localizadas nos Campi Regionais. A Lei Delegada 91 de 29 de janeiro de 2003 definiu a estrutura orgânica básica da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – e o Decreto 43579 de 11 de setembro de 2003, estabeleceu as competências das unidades administrativas.

A Lei Estadual 20.807 de 2013 regulamentou a absorção, pela UEMG, das Fundações Agregadas, e em 2014 foi concluído o processo de incorporação dessas fundações à Universidade do Estado de Minas Gerais.

A UEMG está presente em 17 municípios mineiros: Abaeté, Barbacena, Belo Horizonte, Campanha, Carangola, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Frutal, Ibirité, Ituiutaba, João Monlevade, Leopoldina, Passos, Poços de Caldas, Santa Vitória e Ubá.

Ao todo, a Universidade do Estado de Minas Gerais reúne cerca de 20 mil alunos e oferece 115 cursos de graduação distribuídos em seus campi. A diversidade cultural existente em várias regiões onde atua é o espelho da sua própria realidade múltipla e plural, e vai ao encontro da condição da UEMG como instituição pública, gratuita e com ensino de qualidade.

A UEMG Unidade Passos

A UEMG - Unidade Passos

A Fundação de Ensino Superior de Passos - FESP - foi instituída pela Lei Estadual No. 6.140 de 10 de setembro de 1973, em substituição à Fundação Faculdade de Filosofia de Passos, existente desde 1965. O Decreto Estadual No. 16.998 de 20 de fevereiro de 1975 aprovou o estatuto da FESP, e em 1990 a instituição optou por integrar a UEMG como uma das Fundações Agregadas.

Em novembro de 2014 a estrutura da FESP foi estadualizada, tornando-se UEMG Unidade Passos, hoje com mais de cinco mil alunos em seus 27 cursos de graduação, dois cursos de pós-graduação Lato Sensu e um curso de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional).

Atenção:

A partir de hoje as senhas da INTRANET e do WEBMAIL foram unificadas, agora você irá utilizar a mesma senha para entrar nos dois serviços.

A partir deste momento, utilize a senha da INTRANET para utilizar os dois serviços.

Se não conseguir acessar sua conta, precisar trocar a senha ou tiver outras dúvidas envie uma mensagem para ti@fespmg.edu.br ou ligue (35)3529-6048, informando o seu nome completo e matrícula (cpf).


AVISO

Devido a última atualização realizada na Intranet ontem (dia 12/08 no final da tarde), alguns usuários não estão conseguindo acessar o sistema com sua senha antiga.


Se este for o seu caso e a mensagem de senha ou login incorreto for exibida, utilize como senha inicial o seu CPF (sem pontos nem traço) e altere a mesma logo em seguida (clicando em Alterar Senha) logo em seguida.


Para acessar a Intranet clique aqui.