Projetos

Observatório FESP

Sidereus Nuncius é um marco divisório. Escrito por Galileu Galilei em 1610, trata-se de uma bela descrição científica baseada na observação do universo através de um pequeno telescópio. Em sua narrativa ele descreve as suas observações sobre a Lua, as estrelas e planetas como Vênus e Júpiter. Com seu incrivel senso de percepção ele deduziu que algumas regiões da Lua não eram planas mas sim montanhosas devido as formações de sombras. Galileu também relatou o que observou nas estrelas, desenhou mapas que representavam a constelação de Órion, as Pleiades entre outras formações estelares. Uma de suas importantes observações foi a descrição meticulosa das orbitas das luas de Júpiter (Chamadas de Galileanas), não esquecendo que tais observações foram realizadas em 1610.

Este livro é a inspiração para esta seção. Impensável a comparação mas um tributo ao Homem que um dia foi o Mensageiro das Estrelas. Assim de forma singela, vamos dedicar O Observatório FESP as observações e opiniões sobre a ciência e a divulgação do conhecimento e as peculiaridades de nossa humanidade.

Artigos

Apogeu e Perigeu da Lua

Prof. Me. José de Paula

A nossa conhecida Lua é quatro vezes menor do que a Terra. Não tem atmosfera e apresenta água em pequena quantidade no estado sólido. Devido a ausência de atmosfera, e afetada por fortes colisões de meteoros responsável pelo seu aspecto que conhecemos com suas crateras.... Saiba mais



O trânsito de Vênus

Prof. Me. José de Paula

O trânsito de Venus ocorre quando o planeta Vênus passa diretamente entre o Sol e a Terra, tornando-se visível e, portanto obscurecendo uma pequena parte.... Saiba mais

EXPERIMENTOTECA

É um laboratório de Ciências, utilizado na aplicação de experimentos como forma de vivência pedagógica e conhecimento prático. A Experimentoteca compõe-se de kits com conteúdos de física, química e biologia, a serem explorados nos ensinos fundamental e médio. Este material foi desenvolvido pelo CDCC ( Cento de Divulgação Cientifica e Cultural ) da Universidade de São Paulo (USP/ São Carlos-SP). Trata-se de um laboratório de Ciências itinerante, constituído de maletas que podem ser transportadas, a fim de atender os professores, alunos e as escolas, com material didático prático de fácil manuseio.

MUSEU VIVO DE BIOLOGIA

PLANETÁRIO

O Planetário tem como objetivo viabilizar aos interessados um conhecimento mais aprofundado do tema Astronomia, mas principalmente permitindo aos visitantes "viajar pelo universo".

MUSEU INTERATIVO DE FÍSICA

O "Museu Interativo de Física", um espaço onde é possível aprender importantes conceitos de física de maneira interativa e prazerosa, e através do qual é possível ministrar cursos mais aprofundados voltados às diversas áreas que compõem a física, tais como: ótica, mecânica, termodinâmica, entre outros.

MATEMOTECA

Material desenvolvido pelo matemático prof. Gilson Marçola, com o objetivo de verbalizar os conteúdos de matemática, trazer ao contato do aluno instrumentos que facilitem o seu o entendimento. Para muitos, matemática é tida como algo instransponível, e essa dificuldade, às vezes, acompanha o cidadão por toda a vida, dependendo de como isso lhe foi apresentado em fases iniciais de seu aprendizado. Cabe aos educadores a busca de metodologias que despertem nos educandos o gosto pelo aprender. A MATEMOTECA é composta por jogos pedagógicos confeccionados em madeira, através dos quais podem ser trabalhados vários conteúdos da matemática, desde o Fundamental 1, 2, Ensino Médio, até Superior.

SALA VERDE - AMBIENTE & CIDADANIA

O espaço "Sala Verde - Ambiente & Cidadania", é um projeto em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), cuja proposta é de criar um espaço para a discussão dos temas voltados às questões ambientais, o que é feito através de palestras e oficinas ministradas pelos monitores do Centro.

Oficina do Lixo

Oficina do Compostagem